SOLEDAD GARCIA 

            Nasceu no ano de 1977, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Sua formação artística começa vinculada às artes plásticas (escultura, cerâmica e pintura) paralelamente ingressa no mundo do teatro, estuda vários anos com diferentes professores e finaliza sua formação de atriz em 1996.

      Alguns anos depois sus interesses pessoais a conduzem a estudar na faculdade de Ciências Sociais da UBA - Universidade de Buenos Aires, terminando sua formação de assistente social em 2006.

       Nos últimos anos de formação começa a se dedicar ao teatro de bonecos, utilizando vários aspectos artísticos e pedagógicos de seu interesse profissional. A partir de 2007 participa de várias oficinas de confecção, interpretação e direção de teatro de bonecos, aperfeiçoando suas habilidades artísticas.

       No ano de 2008 cria com o ator brasileiro Thiago Bresani a Cia. La Chirimoya, participando de festivais na Argentina e no Brasil com um repertório de dois espetáculos de teatro de luva.

        Em 2010 é diplomada em teatro de títeres e objetos pela UNSAM - Universidade de San Martim e passa a residir no Brasil onde inicia sua pesquisa profissional no teatro de sombras contemporâneo durante 2012. Nesse mesmo ano inicia o processo de montagem do espetáculo "Iara - O encanto das águas", premiado com o Troféu SESC do Teatro Candango de 2014 nas categorias Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora.

       A partir dessa experiência, dedica-se a produzir projetos, atuar, criar figuras, cenários dos espetáculos e colaborar na coordenação da companhia Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas. 

Soledad Garcia 

 THIAGO BRESANI 

   

      Nasceu no ano de 1984 em Brasília. Em 1998 começa sua formação artística na cidade de Brasília, como membro de uma companhia circense Cia Oficina de Brincar, atuando como palhaço e perna-de-pau.

   No ano de 2005 cria com o bonequeiro Robson Siqueira a Companhia  Riso Ambulante, realizando uma temporada de quatro anos pelo nordeste do Brasil, participando de festivais e realizando apresentações em escolas em parceria com a Cia Carroça de Mamulengos.

    No ano de 2006 conhece o mestre mamulengueiro e artista popular José de Vina, que transmite os conhecimentos e a técnica do mamulengo (típico teatro popular de bonecos do nordeste brasileiro). A partir dessa experiência insere o teatro de bonecos em seu repertório artístico.

     No ano de 2008 vai estudar em Buenos Aires, Argentina, ingressando no curso de formação de bonequeiro na UNSAM - Universidade de San Martin. Nesse mesmo ano cria com a atriz argentina Soledad Garcia a Cia. La Chirimoya e iniciam uma série de apresentações do espetáculo de mamulengo “Histórias de Benedito Brasileirinho da Silva”.

     No ano de 2009 estreiam o espetáculo de bonecos de luva “A lenda do Jaraguá”, formando um pequeno repertório e participando de festivais na Argentina e no Brasil.

Durante os quatro anos de permanência em Buenos Aires, participa como ator e técnico de duas montagens de espetáculos de teatro de sombras com as companhias Fabrica Inaudita de Sonidos e Lapsus realizando uma pequena temporada nos teatros 25 de Mayo e Centro Cultural San Martin.

      Em 2010 finaliza a diplomatura em teatro de títeres e objetos  na UNSAM, em Buenos Aires e retorna para residir em Brasília no ano de 2012. No mesmo ano aprova no edital do FAC - Fundo de Apoio à Cultura de Brasília/DF, um projeto de montagem de espetáculo para teatro de sombras. Nessa ocasião cria, com a atriz Soledad Garcia, a Cia Lumiato, que busca como objetivo principal o estudo, a pesquisa, a produção e a difusão do teatro de sombras contemporâneo no Centro-Oeste do Brasil. O processo resulta no espetáculo "Iara - O encanto das águas", premiado com o Prêmio SESC do Teatro Candango de 2014 nas categorias Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora.

   A partir dessa experiência bem sucedida busca encontrar, com a Cia Lumiato, novas perspectivas e parcerias para a criação e o compartilhamento de conhecimentos sobre a arte do teatro de sombras.

Thiago Bresani